Consultoria Tributária

Os trabalhos de consultoria tributária são desenvolvidos em parceria com a Tassa Consultoria Tributária com objetivo de prestar serviços no âmbito empresarial, baseada na excelência do desempenho profissional de seus membros, com destacada atuação em estratégia, planejamento, administração de riscos, impactos tributários e fiscais, criação de novos negócios, entre outros.


O corpo técnico é formado por consultores e advogados tributários com consolidada experiência na prestação de serviços desta natureza, acumulados no decorrer de anos de auditoria "Big Four", dentro dos mais rígidos padrões de qualidade, ética e moralidade.


Visando prestar serviços personalizados voltados às necessidades das empresas, assim como no intuito de auxiliá-las na administração da carga tributária e na minimização de eventuais riscos de questionamentos fiscais, a Tassa Consultoria Tributária se destaca por sua criatividade na construção de soluções legais e pela abordagem integrada, em que se consideram os vários aspectos tributários de qualquer operação ou questão analisada.


A elevada carga tributária brasileira, que aproxima de 35% do PIB nacional*, aliada ao turbilhão de alterações legislativas e as recorrentes mudanças de interpretações das autoridades fiscais dificultam o acompanhamento tempestivo pelos profissionais responsáveis pelas apurações dos tributos nas empresas.


Nesse contexto, os trabalhos de Consultoria Tributária exercem um papel imprescindível à administração das empresas que objetivam otimizar sua carga tributária, estando cientes de todos os aspectos tributários que envolvem suas operações e práticas fiscais.


Nossos serviços:

Com o objetivo de amoldar seu desenvolvimento às necessidades de cada empresa, os trabalhos de Consultoria Tributária compreendem, basicamente:


Diagnóstico Fiscal Tributário : Mapeamento das atividades desenvolvidas pela empresa, voltado para a identificação de oportunidades tributárias. Estudo de procedimentos alternativos em face da legislação vigente, visando à redução da carga tributária incidente nas operações praticadas pela empresa e obtenção de benefícios fiscais às novas transações. Identificação de créditos fiscais não apropriados na escrita fiscal e contábil da empresa.


Revisão de Procedimentos Fiscais : Avaliação da metodologia e procedimentos adotados pelas empresas na apuração, pagamento, compensação, cumprimento de obrigações acessórias, e transmissão de informações as autoridades fiscalizadoras à luz da legislação aplicável a cada espécie tributária (DIPJ, DCTF, SPED, entre outras). O resultado de trabalhos dessa natureza é a identificação das inconformidades e apresentação de recomendações para adequação dos procedimentos fiscais com o objetivo de evitar eventuais questionamentos por parte das autoridades fiscais.


Consultoria Fiscal Permanente : Revisões periódicas, consultas pontuais, motivadas por complexas operacionalizações ou eventos, envolvendo aspectos relacionados aos tributos federais, estaduais ou municipais, assim como a participação em reuniões estratégicas da empresa. Trabalhos em que o corpo técnico e sócios estarão à disposição para esclarecimentos de dúvidas fiscais e tributárias. Adicionalmente, sempre que alterações legislativas, bem como teses, questionamentos ou ideias, relacionadas a cada segmento dos contribuintes surgirem, nossos profissionais levarão de imediato ao conhecimento dos administradores para que sejam tomadas as devidas providências de maneira tempestiva.


Planejamentos Tributários e Reestruturações Societárias : Análise das operações praticadas pela pessoa jurídica, com vistas a identificar planejamentos que possibilitem a redução da carga tributária, a partir do aproveitamento disposições legais, que assegurem e fundamentem a decisão a ser tomada, com base na legalidade do estudo. Adequação aos preceitos legais de natureza societária de processos de reestruturação societária, inclusive alcançando os efeitos na carga tributária através da nova estruturação da pessoa jurídica. Estudos acerca do modelo societário que melhor se adeque à intenção de compra e venda de empresa ou negócio, viabilizando a sua inclusão ou exclusão, e que permita o melhor aproveitamento dos benefícios fiscais e estratégicos.


Harmonização de Benefícios Fiscais e Regimes Especiais : Avaliação das possibilidades de aproveitamento de benefícios fiscais e certificação do atendimento às determinações legais e regulamentares que assegurem a fruição dos benefícios pelas empresas. Revisão dos critérios de enquadramento das operações praticadas pela pessoa jurídica em regimes especiais de tributação, atentando ainda para o adequado atendimento às condições e as disposições legais pertinentes ao cumprimento de obrigações principal e acessória.


Due Diligence Fiscal e Tributária : Exame dos procedimentos fiscais adotados pelas companhias com o objetivo de identificar e, sempre que possível quantificar, contingências fiscais não registradas que possam impactar as negociações de aquisição e venda, tais como: assunção de responsabilidades, definições de preço, dentre outros.