Consultoria Empresarial
A consultoria é constituída principalmente pela troca de conhecimentos e experiências de um profissional (consultor) para outra profissional ou organização, em virtude de um objetivo qualquer, ou com a finalidade de diagnosticar e formular soluções acerca de um assunto específico.
Tem como objetivo estabelecer uma administração mais ágil e competitiva, em sintonia com a realidade atual, sem interferir diretamente na cultura da organização, visando melhorar a qualidade, a produtividade e principalmente o aumento real da lucratividade.
Modelos de consultoria
- Consultoria Interna: O Consultor interno está diariamente em contato com a empresa, analisando os procedimentos corporativos e os aspectos formais e informais do negócio. O Consultor interno trabalha no trato direto do problema, sendo responsável por realizar uma análise minuciosa dos documentos disponibilizados, expondo os resultados e propondo soluções.
- Consultoria Externa: O consultor externo traz uma visão holística empresarial, compartilhando seu conhecimento específico de atuação em vários segmentos do mercado, com capacidade de diagnosticar problemas e apresentar propostas de solução com total imparcialidade, auxiliando na solução.
Diagnóstico e Plano de Ação
- O Consultor faz uma varredura de informações e levantamento de dados da empresa para seu diagnóstico, usando algumas ferramentas de administração como análise de SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças). No plano de ação, serão traçadas as decisões a serem tomadas, seus prazos e os responsáveis pelos procedimentos.
A consultoria abrange os seguintes processos:
- Alocação de recursos
- Comunicação
- Fluxo de caixa
- Gestão de processos
- Implementação de procedimentos
- Planejamento estratégico
- Planejamento orçamentário
- Rotinas internas
- Vida financeira, entre outros